domingo, 2 de novembro de 2008

ANÁLISE INTERNACIONAL

Lula sem claro sucessor
para eleições de 2010

Depois da vitória nas municipais,
o PMDB tornou-se mais agressivo

Hábil político, o Presidente brasileiro, Lula da Silva, tenta frisar que nada perdeu nas eleições municipais, já que o seu Governo não estava em jogo. Chegou a dizer que, se a oposição venceu, foi porque não discriminou qualquer cidade e porque a economia estava a viver uma boa fase. Mas a verdade é que a vitória da oposição em São Paulo foi um revés para Lula. Nomeadamente porque o prefeito reeleito, Gilberto Kassab, foi impulsionado pelo governador desse estado, José Serra, do também oposicionista PSDB.

A vitória de Kassab é vista como um cheque a favor de Serra, pois o governador apostou nele mesmo quanto este tinha só 8% das preferências. Lula e o seu Partido dos Trabalhadores (PT) mostram estatísticas a ilustrar que tiveram um bom desempenho no país, mas a verdade é que o grande vencedor é o PMDB - que estará à frente da segunda maior cidade, o Rio de Janeiro, de capitais como Porto Alegre, Florianópolis e Salvador, além do maior número de cidades brasileiras de todos os tamanhos.

Lula tinha declarado que iria vencer em São Paulo, com Marta Suplicy, mas perdeu com enorme diferença de votos. Kassab teve mais de 60% dos votos. Nada menos que 11 ministros - além de Lula - participaram nos comícios na maior cidade do país. Embora as presidenciais sejam em Outubro de 2010, o tema está na ordem do dia. Lula tem 80% de apoio popular, mas não pode ser reeleito. E nenhum nome do Governo se impôs, nem mesmo o da ministra Dilma Roussef, da Casa Civil. (LER ARTIGO COMPLETO AQUI)

Reprodução: DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Lisboa 2 de novembro de 2008
Imagem DN Sérgio Barreto Motta

Nenhum comentário: