quinta-feira, 25 de setembro de 2008

DESAFIOS BRASILEIROS


Muitos problemas barram pleno desenvolvimento

POR WALTER GALVÃO

O presidente Lula bateu forte na política global de desenvolvimento durante reunião da ONU esta semana. A crise financeira deflagrada desde os EUA foi a chave para um pronunciamento em que a autoridade brasileira cobrou mais responsabilidade dos governantes dos países ricos para manter um cenário de equilíbrio. O impacto de crises como essa das hipotecas se derrama sobre a estabilidade conquistada a duras penas pelas economias em desenvolvimento.

O discurso crítico do brasileiro expressa confiança fruto de patamar de desenvolvimento nacional que capacita o país a protagonizar uma vanguarda continental na cobrança de soluções de problemas mundiais a quem pode realmente resolvê-los.

Mas tal situação confortável não nos habilita, entretanto, a minimizar a gravidade da situação ainda encontrável no cotidiano nacional no que diz respeito à superação de pontos críticos que continuarão, em persistindo, a emperrar uma decolagem satisfatória da nossa economia rumo ao céu estável da participação nas instâncias de decisão diplomáticas e do mercado mundial.

Os principais atoleiros em que patina a máquina vigorosa do nosso desenvolvimento: os brasileiros trabalham mais de cinco meses por ano para pagar impostos; 46% dos jovens brasileiros vivem em situação de pobreza; o analfabetismo entre jovens e adultos persiste num patamar acima de 12%; homens e mulheres do país passam mais de 11 anos doentes num contexto de expectativa de vida que chega aos 70 anos.

Estes focos de estrangulamento da vida dos brasileiros revelam a dimensão de um processo histórico de reprodução da pobreza que permanece deitado no berço esplêndido da concentração de renda. As reformas havidas no gestão do Estado e na legislação que regula a economia foram até agora insuficientes para suplantar a armadilha histórica do conflito distributivo. Mas o país está com a faca e o pão na mão pra fazer o sanduiche do espetáculo do crescimento prometido: o queijo do sucesso será fabricado a partir da mobilização crítica das forças sociais organizadas. Desenvolvimento é coisa séria demais pra ficar apenas nas mão do governo federal.

Nenhum comentário: