sábado, 20 de setembro de 2008

PATO MANCO LEVA CULPA PELA CRISE

Deu no New York Times: Economistas
responsabilizam Bush pela crise

POR WALTER GALVÃO

O destaque neste sábado do noticiário político e econômico no "The New York Times", principal jornal dos Estados Unidos, e um dos mais importantes do mundo, é a responsabilização do presidente Goeorge Bush pela quebradeira da economia a partir da crise das hipotecas.

Tudo bem que Bush é um filhote de ameba com telefone, uma encarnação do Brinquedo Assassino com armas nucleares, um boçal que sempre falou o que lhe mandaram, um irresponsável. Mas não dá pra depositar na conta dele toda essa bagunça que está engolindo bancos como macaco engole bananas.

Mais certo é atentar para a irresponsabilidade pura e simples dos chefões do mercado imobiliário e do sistema financeiro. Gente dos mundos público e privado. A disponibilidade de dinheiro resultante da recuperação parcial da economia pós-11 de setembro fez com que os bancos resolvessem acolher os inadimplentes de toda ordem garantindo-lhes crédito para recomeçar um cadastro.

Não deu outra: inadimplência gera mais inadimplência. E o que se viu é o que se vê: atoleiro financeiro que igual a um buraco negro atrai a energia da estabilidade de quem fez o dever de casa quanto ao equilíbrio gerencial no capitalismo globalizado.

Bush é o pato manco, a bola da vez para escorraçmento geral. Mas querer atribuir-lhe toda a responsabilidade pela crise é jogar o boi de piranha pra que a gatunagem perfumada atravesse incólume o mar de dejetos que ela própria produziu e jogou no ventilador do mercado.

Nenhum comentário: