sexta-feira, 10 de outubro de 2008

AGENDA AMBIENTAL


Europa, África, América Latina:
agenda para a sustentabilidade


POR WALTER GALVÃO

O Centro de Informação Européia Jacques Delors destaca, no site em que divulga a agenda com todos os continentes, duas questões cruciais da atualidade: fontes de energia e alterações climáticas.

As expectativas que a agenda contempla: como manter padrões estáveis nas duas áreas; como produzir alternativas para o incremento da produtividade geral das economias; a partir de que parâmetros é possível consolidar matrizes energéticas de sucesso; encaminhamento, promoção, difusão de técnicas e táticas para prevenir frustrações de safras; mobilização social para planejar a cultura frente aos colapsos cíclicos da natureza.

Temas como sustentabilidade e poupança energética para a qualidade de vida no cotidiano de todas as populações integram esta agenda que expressa necessidades do Nordeste brasileiro, da Manhattan dos migrantes, de Angola agora, de todos os quadrantes planetários.

A especificidade da agenda, quanto ao foco na África e na América Latina: biocombustíveis. É isso. Espaços, tecnologia, mercado, recursos para a produção. Trepidações na matriz energética: o que fazer para evitar um possível labirinto de apagões sucessivos, justapostos, sistêmicos, interligados.


Veja AQUI as questões mais freqüentes presentes ao debate globalizado sobre fontes de energia e alterações climáticas.
Imagem: Por-do-Sol em Manhattan by Google Images

Nenhum comentário: